PT | EN | ES

A nossa história

A empresa João Trindade Pirra, iniciou a sua atividade em 1928 em nome individual como uma pequena oficina de Ferreiro na antiga Rua de Reguengos. A sua atividade económica estava centrada na execução de utensílios regionais para a agricultura e pequenas alfaias agrícolas.

Dada a expansão do negócio e a visão deste Estremocense depressa se expandiu sendo obrigado em 1936 a construir novas instalações na Avenida de Santo António que as foi ampliando de acordo com as necessidades da época, local que se tem mantido até hoje.

Tendo como objetivo prestar aos seus clientes um serviço de qualidade, a empresa, em 1942, inaugura a primeira Fundição de Ferro Fundido e Metais não Ferrosos na zona sul do país. A exploração de um novo segmento de mercado decorreu da necessidade emergente do sector agrícola em utilizar equipamentos e, como tal havia que os fabricar. Destes podemos destacar a fabricação de charruas, de grades de discos e de todos os equipamentos de desgaste, de relhas e de aivecas.

A empresa Pirra é o primeiro Fabricante de Cangas em ferro para muares. Decorrente do trabalho que desenvolveu passou a ser detentor de uma patente francesa.

A empresa alargou o seu âmbito territorial, fornecendo todo país e as Colónias Ultramarinas. Com entrada da atividade em pleno da Fundição de Ferro e com o fim da última Guerra Mundial, o Pais carecia de desenvolvimento e o mesmo foi muito bem aproveitado pelo Estremocense na construção de máquinas cujo principio fundamental era peças executadas em ferro fundido.

Aliando o útil ao agradável iniciou a construção de máquinas quer para a indústria de Metalomecânica como para a indústria da Madeira.

Nesta área, a empresa João Trindade Pirra é pioneira na Fabricação de tornos mecânicos, serrotes de corte e engenhos de furar de diversos modelos, limadores e na Industriada madeira desde os chariots, tupias, garlopas e plainas cuja produção, tinha destino para todo o pais e Colónias Ultramarinas.

Em 1967, a empresa JOÃO TRINDADE PIRRA passa a ter designação de JOÃO TRINDADE PIRRA, LDA. e inicia mais uma nova gama de produção para a indústria do Mármore que tinha iniciado os primeiros passos da sua exploração, assim começou a fabricar Craupauds, macacos hidráulicos, fios de serragem, por intermédio de areia e as Gruas Derrick, como grande inovação do sector o primeiro Fabricante e ainda o único Fabricante Nacional.

Em 1973 a família de João Trindade Pirra fazem a alienação total da empresa, tendo passado por diversas adversidades tudo com bases no período pós 25 de Abril passando por momentos atribulados chegando quase à situação de falência. Em Junho de 1984, foi novamente alienada a três sócios que desenvolveram a empresa com especial incidência na satisfação das necessidades do mercado regional. Em 1989, por imperativos legais a empresa JOÃO TRINDADE PIRRA, LDA., alterou a sua designação social para PIRRA – MÁQUINAS FERRAMENTAS, LDA., designação essa que ainda hoje se mantém.

A actualização de competências da nossa equipa é uma preocupação contínua. Para assegurarmos que se mantêm a par das melhores técnicas, desde 1986, uma parceria com o centro de emprego para serem ministrados vários cursos de serralharia.

No primeiro semestre de 2015 a empresa foi adquirida por dois sócios que têm como objetivo dinamizar a atividade económica através do reforço competitivo dos atuais segmentos de mercado que são explorados pela empresa assim como pelo alargamento da gama de produtos para o segmento de equipamentos agrícolas.

Segundo os atuais responsáveis a empresa, estão a ser ultimadas novas estratégias para conquista de mercado, quer se trate dos atuais produtos quer do novo segmento de mercado: equipamentos agrícolas.